Uma função do Excel é uma fórmula predefinida, que pode ser adicionada nas células da planilha e incorporado diversos critérios, para se obter resultados automáticos e precisos. As funções permitem que você use nomes descritivos para aplicar fórmulas automaticamente para você.
Confira alguns exemplos de Funções:
SOMA - para somar dois, ou mais números de uma referência, ou números discretos.
MÉDIA - para calcular a média de um determinado intervalo de números.
PROCV - para encontrar o resultado em um determinado intervalo.
E outras centenas de funções, que existem no Microsoft Excel, que vamos estudá-las aqui.
A importância das funções:
As funções aumentam a produtividade do usuário ao trabalhar com o Microsoft Excel . Digamos que você gostaria de obter a grade total do orçamento de suprimentos domésticos. Para simplificar, você pode usar uma fórmula para obter o total geral. Usando uma fórmula, você deverá fazer referência às células que contém os valores referidos.
Por exemplo:
Se você tem um estoque de café em sua casa de 5 pacotes de 500 gramas, cada pacote custou R$ 3,00, você pode adicionar o seguinte em sua planilha.
Pacote de café, na célula A2.
5 - é a quantidade que você adiciona na célula B2
3,00 - é o preço unitário. Você adiciona na célula C2.
Então, você quer saber o preço total do seu estoque de café? Adiciona a fórmula na célula D2: =B2*C2 e assim você terá o resultado.
Com uma função, você escreveria a fórmula acima como:
=SOMA(B2*C2)
Como você pode ver a partir da função acima utilizada para obter a soma de um intervalo de células, é muito mais eficiente usar uma função para obter a soma do que usar a fórmula, que terá que fazer referência a muitas células.
Funções mais comuns do Microsoft Excel.
Vejamos algumas das funções mais utilizadas no Excel. Começaremos com funções estatísticas.
SOMA, MÉDIA, MÍNIMO, MÁXIMO, SE, PROC, entre muitas outras