A Faixa de Opções do Excel está localizada na parte superior e mostra os comandos mais utilizados agrupados por temas, para que os usuários encontrem as ferramentas com mais facilidade. Certamente, isso facilita o trabalho e automaticamente deixa-o produtivo.
Índice
O que você pode encontrar na Faixa de Opções?
Há três componentes básicos na Faixa de Opções e que é bom saber como cada um se chama para compreender como utilizá-la.
São eles:
Guias da Faixa de Opções do Excel
Há oito guias básicas na parte superior: Arquivo, Página Inicial, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição. Cada uma representa uma área de atividade e apresenta os comandos reunidos por grupos. Por exemplo, a guia Página Inicial contém todos os comandos utilizados com mais frequência. E os botões Cor do preenchimento, Cor da fonte e Tamanho da fonte estão no grupo Fonte. Estas opções são provavelmente as mais utilizadas, por iniciantes no Excel, juntamente com as opções do grupos Área de Transferência.
Grupos da Faixa de Opções do Excel
Cada guia tem vários grupos que mostram os itens de botões de ação. Exemplo: os botões Negrito e Fonte estão no grupo Fonte, já os botões Mesclar Célula, Centralizar e Alinhar à Direita, estão no grupo Alinhamento.
Botões de Ação, ou Comandos
Um comando é um botão, ou uma caixa para inserir informações, ou um menu de determinada ação. Nestes espaços, você começa a aplicar todas as ações de formatação, criação, desenvolvimento de uma planilha. Exemplo: gravar macros e inserir gráficos, são algumas das ações.
As Funções dos Componentes da Faixa de Opções
Não precisa memorizar os grupos, pois basta memorizar as guias e os comandos. Abaixo descrevemos as guias e os respectivos grupos:
Guia Arquivo
Acessa a área de gerenciamento de arquivos chamada Backstage. Nela temos as opções: Informações, Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como, Imprimir, Compartilhar, Exportar, Publicar, Fechar, Conta, Comentário e Opções. Algumas opções foram acrescentadas na últimas versões do Excel.
A Guia Arquivo do Microsoft Excel está dividido em quatro seções:
Primeiros passos: esta seção aborda os conceitos básicos do Excel, incluindo como criar e salvar uma pasta de trabalho, inserir dados e formatar células.
Trabalhando com dados: esta seção aborda recursos mais avançados do Excel, como classificar e filtrar dados, usar fórmulas e funções e criar tabelas e gráficos.
Personalizando o Excel: Esta seção aborda como personalizar o Excel para atender às suas necessidades específicas, como alterar as configurações padrão, criar visualizações personalizadas e adicionar macros.
Compartilhamento e colaboração: esta seção aborda como compartilhar e colaborar em pastas de trabalho do Excel, por exemplo, como salvar uma pasta de trabalho como PDF, compartilhá-la com outras pessoas e controlar alterações.
Página Inicial
É mais utilizada, para aplicar formatações de planilha e alterações de linhas colunas, etc. Encontramos os seguintes grupos: Área de transferência, Fonte, Alinhamento, Número, Estilo, Células e Edição.
Esta é a primeira guia da faixa de opções do Excel, na qual você pode aplicar formatos em sua planilha. É na guia Página Inicial que você adiciona, edita e exclui linhas e colunas, formata células e aplica a maioria da formatações na planilha e nas tabelas.
Inserir
Esta guia tem várias funções importantes e avançadas, para desenvolvimento e aplicações da planilha. Os grupos são: Tabelas, Ilustrações, Gráficos, Tours, Manigráficos, Filtros, Links e Comentários. Isso pode variar muito entre as versões do Excel.
Uma das principais funções na guia Inserir é adicionar gráficos na planilha. Os gráficos dão um efeito visual que deixam as planilhas com uma aparência melhor, além disso a análise de dados se torna atraente de produtiva.
Desenhar
Representa ferramentas para desenhar, escrever e fazer marcações em uma planilha. Temos os grupos: Ferramentas, Canetas, Converter e Repetição.
Layout da Página
Esta guia tem funções relacionadas a visualização das planilhas, principalmente para impressão. Temas, Configuração de Página, Dimensionar para Ajustar, Opções de Planilha e Organizar. Estes são os grupos encontrados.
Fórmulas
Funciona especificamente para quem trabalha com fórmulas na planilha. A verificar pelos grupos: Biblioteca de Funções, Nomes Definidos, Auditoria de Fórmulas e Cálculo.
As fórmulas são talvez a parte mais importante em qualquer planilha de Excel, embora os usuários não recorra a esta guia da faixa de opções, porque eles digitam as fórmulas diretamente nas células.
Quando digitamos o sinal de igual, aparece um ícone de funções ( fx ), antecedendo a barra de fórmulas e logo surgem as sugestões de funções.
Dados
Para trabalhar com listas, importação de dados e exportação de dados. Veja os grupos: Obter e Transformar Dados, Consultas e Conexões, Classificar e Filtrar, Ferramentas de Dados e Previsão. Depende de sua versão do Excel, os grupos podem ser bem diferentes.
Revisão
A parte mais utilizada dessa guia é o grupo Proteger. Mas não mais importante que: Revisão de Texto, Acessibilidade, Ideias, Idioma e Comentários.
Exibir
Tem fator importante na planilha, veja os grupos: Modo de Exibição de Pasta de Trabalho, Mostrar, Zoom, Janela e Macros.
Desenvolvedor
Esta guia é para quem trabalha com Excel intermediário, ou avançado. Ela não está disponível por padrão, mas você pode adicionar. Quando adicionar veja os grupos e suas funções.
Leia também: Como Mostrar a Guia Desenvolvedor na Faixa de Opções.
Alguns grupos têm uma seta diagonal no canto inferior direito, chamada caixa de Iniciador de Caixa de Diálogo. Clicando nestas setas, abre-se uma caixa de opções, ou caixa de diálogo, para que o usuário possa escolher a ação. O mesmo acontece, com os botões de ação em muitos grupos.