A Função TESTEZ retorna o valor de probabilidade unicaudal de um teste Z. Para uma média de população, TESTEZ retorna a probabilidade de que a média da população seja maior que a média de observações no conjunto de dados de uma matriz, ou seja, a média da amostra observada.
Exemplo de Teste-Z
Um professor quer saber o quão bem os estudantes realizam em sua aula de matemática em relação a alunos em outras aulas de matemática em seu distrito escolar. Ela administra um teste padronizado, que os alunos de outras classes tinham tomado, com uma média de 60 e desvio padrão de 10. Sua aula tem 40 alunos. Qual método estatístico deve usar?
Bem, com base no problema, vamos dar uma olhada em informações que nos ajudarão a determinar o método mais apropriado para escolher:
O professor quer comparar estudantes em sua aula de matemática - a amostra, para estudantes em outras aulas de matemática em todo o distrito - a população.
O professor administrará um teste padronizado com uma média e desvio padrão.
A amostra é maior que 30.
Uma vez que o problema fornece uma média, um desvio padrão e um tamanho de amostra maior que 30, o professor usará o teste Z para determinar o valor da estatística.
IMPORTANTE: Esta função foi substituída pela função TESTE.Z
Nossos exemplos serão adicionados na página da função teste Z.
Sintaxe da função TESTEZ
TESTEZ(matriz,x,[sigma])
A sintaxe da função TESTEZ tem os seguintes argumentos:
Matriz Necessário. A matriz ou o intervalo de dados em que x será testado.
X Necessário. O valor a ser testado.
Sigma Opcional. O desvio padrão da população (conhecido). Quando não especificado, o desvio padrão de amostra será usado.