A função TESTET do Microsoft Excel retorna a probabilidade associada ao teste t de Student. Use TESTET para determinar se duas amostras poderão ser provenientes de duas populações subjacentes que possuem a mesma média.
Nota: Essa função foi substituída por uma, ou mais funções novas que podem oferecer mais precisão e cujos nomes refletem melhor o seu uso.Mas ainda funciona, até a versão do Excel 2016 e pode ser excluída de versões futuras, segundo dados do Microsoft Office. É provável que a Função TESTE.T a substituirá.
Sintaxe da Função TESTET
TESTET(matriz1,matriz2,caudas,tipo)
A sintaxe da função TESTET tem os seguintes argumentos:
Matriz1 - é o primeiro conjunto de dados. Argumento necessário
Matriz2 - é o segundo conjunto de dados. Argumento necessário
Caudas - Especifica o número de caudas da distribuição. Se caudas = 1, TESTET usará a distribuição unicaudal. Se caudas = 2, TESTET usará a distribuição bicaudal. Argumento necessário
Tipo - é o tipo de Teste t a ser executado. Argumento necessário
Se tipo for igual este teste será executado
1 = Par
2 = Variação igual de duas amostras (homoscedástica)
3 = Variação desigual de duas amostras (heteroscedástica)
Se matriz1 e matriz2 tiverem um número diferente de pontos de dados, e tipo = 1 (par), TESTET retornará o valor de erro #N/D.
Os argumentos caudas e tipo são truncados para números inteiros.
Se caudas ou tipo não for numérico, TESTET retornará o valor de erro #VALOR!.
Se caudas for qualquer valor diferente de 1 ou 2, TESTET retornará o valor de erro #NÚM!.
TESTET usa os dados de uma matriz1 e matriz2 para calcular uma estatística-t não negativa. Se caudas=1, TESTET retornará a probabilidade de um valor mais alto da estatística-t sob a suposição de que matriz1 e matriz2 sejam amostragens de populações com a mesma média. O valor retornado por TESTET quando cauda=2 é o dobro do retornado quando cauda=1 e corresponde à probabilidade de um valor absoluto mais alto da estatística-t sob a mesma média populacional assumida.