Em se tratando de planilha, sabemos, que uma função é uma fórmula predefinida que executa cálculos usando valores específicos em uma ordem específica. Todos os programas de planilhas incluem funções comuns que podem ser usadas para encontrar rapidamente.
Aqui vejamos alguns exemplos: SOMA, MÉDIA, MÍNIMO, MÁXIMO, PROCV, para uma variedade de células.
Para usar as funções corretamente, você precisa entender as diferentes partes de uma função e como criar argumentos para calcular valores e referências de células.
Usando funções no Excel
Existem várias funções. Aqui estão algumas das funções mais comuns que você usará:
- SOMA: esta função adiciona todos os valores das células no argumento. Use para somar os dados de células.
- MÉDIA: esta função determina a média dos valores incluídos no argumento. Ele calcula a soma das células e, em seguida, divide esse valor pelo número de células no argumento.
- DATA: use esta função para retornar o número de série sequencial que representa uma data particular. Esta função é mais útil em situações em que ano, mês e dia são fornecidos por fórmulas ou referências de célula. Por exemplo, você pode ter uma planilha que contém datas em um formato que o Excel não reconhece, como AAAAMMDD.
- MÍNIMO: esta função determina o menor valor de célula incluído no argumento.
- MÁXIMO: esta função determina o maior valor de célula incluído no argumento
- PROCV: use esta função quando for necessário analisar uma única linha ou coluna e localizar um valor na mesma posição em uma segunda linha ou coluna.
- SE: use esta função para retornar um valor se uma condição for verdadeira e outro valor se for falsa. Assista a este vídeo sobre como usar a função SE.
Todas as funções tem o seu papel, dentro da pasta de trabalho. Cabe ao usuário, criar as fórmulas, que combinam cada dado da planilha, para ser calculado, ou encontrado, para um relatório dinâmico e fácil de atualizar.