Se você deseja obter dados do modelo de dados do Power Pivot , não tem muitas opções para fazê-lo. A forma mais direta é usar a Tabela Dinâmica, mas muitas vezes ela não atende às suas demandas. Nestas situações você pode usar a função VALORCUBO.
Sintaxe da função VALORCUBO
CUBEVALUE(conexão, [expressão_membro1], [expressão_membro2], …)
A sintaxe da função CUBEVALUE tem os seguintes argumentos:
- Conexão: isso é obrigatório e representa uma string de texto do nome da conexão com o cubo na Função VALORCUBO.
- Expressão_membro: esses argumentos são opcionais. Cada um é uma cadeia de texto de uma expressão multidimensional que é avaliada como um membro dentro do cubo.
Alternativamente, expressão_membro pode ser um conjunto definido com a função CONJUNTOCUBO. Use member_expression como um slicer para definir a parte do cubo para a qual o valor agregado é retornado. Se nenhuma medida for especificada em member_expression, a medida padrão para esse cubo será usada.
[wpsm_ads1]
Como usar a função VALUE no Excel?
A função VALOR foi introduzida no Excel 2007 e está disponível em todas as versões subsequentes do Excel. Para entender os usos da função, vamos considerar alguns exemplos:
Vamos ver como essa função se comportará quando fornecermos as seguintes fórmulas:
Exemplos
=CUBEVALUE("Vendas","[Medidas].[Lucro]","[Tempo].[2004]","[Todos os Produtos].[Bebidas]")
=CUBEVALUE($A$1,"[Medidas].[Lucro]",D$12,$A23)
=CUBEVALUE("Vendas",$B$7,D$12,$A23)
++ Prós da Função VALORCUBO
A vantagem do método do gelo picado é que você pode ver todos os critérios que estão retornando o resultado agregado em um só lugar. Você não precisa pular para outras células para auditar sua fórmula.
-- Contras
A desvantagem deste método é que as fórmulas podem ficar muito longas e difíceis de ler e escrever. Eu explico algumas técnicas para tornar esse processo mais fácil abaixo. Compre um livro de Excel!