Existem muitas questões comuns no Excel, mas a maioria das pessoas tem as mesmas dificuldades e fazem perguntas sobre recursos básicos e muito utilizados em uma planilha. Nesta publicação, são adicionadas as 10 perguntas frequentes, com as respostas resumidas.
Índice
- Perguntas Frequentes de Excel.
- 1 - Como criar uma planilha com fórmulas?
- 3 - Como eu adiciono números ZERO antes de qualquer valor na célula?
- 4 - Como congelar a linha superior da planilha?
- 5 - Como escrever várias linhas de texto, ou valores em uma única célula?
- 6 - Por que o clique esquerdo do mouse funciona como espera?
- 7 - Qual é o benefício de usar a fórmula na planilha do Excel?
- 8 - Qual é a maneira rápida de retornar a uma área específica de uma planilha?
- 9 - Como aplicar a mesma formatação em todas as planilhas da mesma pasta de trabalho?
- 10 - Como adicionar uma nova planilha do Excel?
Perguntas Frequentes de Excel.
1 - Como criar uma planilha com fórmulas?
- Abra uma pasta de trabalho do Excel, na na primeira linha digite o nome da planilha e na segunda linha comece digitando os títulos dos cabeçalhos das colunas.
- Salve a pasta de trabalho, para que sua planilha seja salva.
- Entre com os dados numéricos, nas células, que você escolher para que estes dados sejam calculados.
- Use a função SOMA, para começar.
3 - Como eu adiciono números ZERO antes de qualquer valor na célula?
Você pode clicar em Formatar Células, depois localizar a lista Personalizado e personalizar: "00"0 dessa forma, se você digitar 11 será exibido 0011. Se depois da aspa, você adicionar, por exemplo: 5 números ZERO, ele será acrescentado até que seu valor alcance 5 dígitos.
Você também pode formatar como texto e digitar quantos números ZERO, desejar
4 - Como congelar a linha superior da planilha?
Vá para A faixa de opções para a guia Exibir. Clique em Congelar Panes e selecione o botão Congelar a linha do Topo.
5 - Como escrever várias linhas de texto, ou valores em uma única célula?
Depois de digitar a primeira linha de texto, pressione a combinação de teclado ALT + ENTER e comece a digitar novamente.
6 - Por que o clique esquerdo do mouse funciona como espera?
Ao clicar com o botão esquerdo, ele destaca células e arrasta. É porque você está no modo de Seleção Estendida. Basta pressionar a tecla do teclado F8 para corrigi-lo.
7 - Qual é o benefício de usar a fórmula na planilha do Excel?
Calculando os números na planilha de Excel, não só ajuda você a dar a resultado automático final do número, mas também calcula automaticamente o número substituído por outro número, ou dígito. Através da planilha do Excel, os cálculos complexos tornam-se fáceis como, por exemplo: a dedução da folha de pagamento, ou a média do resultado do aluno.
8 - Qual é a maneira rápida de retornar a uma área específica de uma planilha?
A maneira rápida de retornar a uma área específica da planilha é usando a caixa de nome. Você pode digitar o endereço da célula ou o nome do intervalo na caixa de nome para retornar a uma área específica de uma planilha.
9 - Como aplicar a mesma formatação em todas as planilhas da mesma pasta de trabalho?
Clique com o botão direito em Guia da planilha, com a tecla CTRL pressionada, selecione as planilhas. Agora, qualquer formatação feita será aplicada em todas da pasta de trabalho, que você selecionou.
10 - Como adicionar uma nova planilha do Excel?
Para adicionar uma nova planilha do Excel, você deve inserir a guia da planilha na parte inferior da tela, clicando no sinal de +.
25 Comentários
ola bom dia,
tenho uma planilha onde fiz formatacao condicional com cores. queria que na celula pudesse colocar 2 variantes: 1 -nome do projecto + 2 - codigo da formatacao condicional. e possivel fazer e qual aformula?
Estou importando valores para o excel, mas preciso por em todas as células nos últimos três números a virgula. Por exemplo: eu tenho o numero 1234567, etc, e preciso por em todos a virgula antes dos três últimos exemplo: 1234,567
Olá Thiago!
Clique em Arquivo > Opções.
Na guia Avançado, localize e marque a opção: INSERIR AUTOMATICAMENTE UMA VÍRGULA DECIMAL
Defina quantas casas decimais.
Clique em OK
Tudo que você digitar na planilha será separado por uma vírgula com as casas decimais que você definiu.
Caro Edivaldo, boa noite.
Eu tenho uma duvida, mas, teria que mostrar, mesmo que um print, o que estou querendo fazer. Se puder entrar em contato comigo, ficaria grato.
Resumidamente, é o seguinte:
1. tenho um arquivo com duas planilhas;
2. na planilha 1, tenho uma coluna com as tarefas e uma coluna responsável, que fica em branco. São as células dessa coluna (em branco) que devem buscar, na planilha 2 o nome do responsável.
3. a planilha 2, tem a primeira coluna com as tarefas, as mesmas, da planilha 1 e tem na primeira linha os nomes dos responsáveis.
4. só que o responsável pela atividade é conhecido quando tem um "R" na célula.
Olá, EDSON MAIA.
Isso pode ser resolvido com as funções SE e, ou Procv. Se não conseguir, macros VBA resolverão.
Para quem tem o Excel ajuda a tirar algumas dúvidas.
Boa tarde! Gostaria de saber se é possivel mudar a cor de uma célula de forma automática, de acordo com o texto digitado, por exemplo: ONDE ESTIVER ESCRITO ÁGUA ( CELULA AZUL ), ONDE ESTIVER ESCRITO FOGO ( CELULA VERMELHA ),
Oi ELIOMAR. Isso pode ser feito usando a formatação condicional.
ola gostaria de saber como faço para deixar duas celulas de diferentes abas com o mesmo valor, caso eu troque o valor da primeira a segunda se ajusta a primeira, caso eu troque o da segunda a primeira se ajusta a segunda, assim sempre ficarão com valores iguais
Oi Rogério. Eu não entendi porque você precisa disso, mas a forma mais fácil de fazer isso seria com uma fórmula, ou na primeira, ou na segunda célula, no entanto você só pode alterar a célula que não contem fórmulas.
Olá, Edivaldo! Quando faço certas planilhas Excel, contendo células e letras coloridas, as partes coloridas não ficam visíveis na Tela de impressão e nem aparecem coloridas após impressas. O que devo fazer? Grato
Oi ANTONIO ALUIZIO FREIRE. O certo seria imprimir colorida. Verifique se sua impressora é colorida e se ela está configurada para imprimir apenas preto, ou colorido.
BOA NOITE EDIVALDO
EU DESEJO SABER COMO FAÇO PARA FAZER PARA OS DADOS DA MINHA PLANILHA 2 VER OS DADOS DA PLANILHA 1 EM UM MESMO ARQUIVO
Oi Alfredo.
O Excel tem uma opção de importar dados, que pode importar de diversas fontes para uma pasta de trabalho. Tente isso!
Ola gostaria de saber o seguinte. Tenho uma planilha de vendas. E o valor do meu produto as vezes aumenta e as vezes baixa, entao no calculo da minha planilha os lucros sempre muda com o atualizar do valor do produto. Como faço pra quando mudar de preço dos produtos nao alterar os valores ja calculados antes.
Se tiver alguma fórmula vinculada,basta excluir.
COMO FAÇO PARA SUBTRAIR ESTE HORÁRIO NO EXCEL PARA RETORNAR 0:15 ? QUAL A FORMULA?
11:45 às 12:00 00:55
Oi MARIA ISA.
Basta digitar dois horários em células diferentes e aplicar: =REFERÊNCIA 1 - REFERÊNCIA 2. Por exemplo: =A1-A2
Gostaria de saber como faço para preencher uma célula com um valor determinado com um clique do mouse. Sou professor e gostaria de clicar numa célula e automaticamente aparecer a letra "F" que registraria a falta de um aluno;
Oi Marcos Leandro de Abreu. Obrigado por acessar meu site.
Aí teria que criar uma macro. Eu tenho uma postagem no link a seguir, que mostra como criar uma macro.
https://www.tudoexcel.com.br/planilhas/vba-excel-como-inserir-uma-macro-3206.html
Só que eu particularmente não sou muito fã de macro. Eu digitaria a letra F na célula todas as vezes que quisesse adicionar falta. Dessa forma, a planilha nunca terá problemas com alguma eventual compatibilidade com verões do Excel.
Como faço para em uma planilha:
Compilar o total faturado no ano por estado
Faturamento por Canal de Distribuição mês a mês;
Evolução de Vendas (mensal) por Regional de vendas.
Oi jonatas. Você deve criar uma planilha e inserir fórmulas, que façam esses cálculos. SE, PROCV, SOMASE, são apenas algumas das funções que vão te ajudar a fazer isso.
Foi ótima estas questões aprende bastante
Boa tarde!
1. Tenho uma planilha de orçamento, onde temos os fornecedores A, B e C;
2. Na planilha, tenho 10 itens a cotar, onde todos os fornecedores tiveram melhores propostas em algum, mas tenho que comprar tudo de um único fornecedor por motivos diversos, no entanto o fornecedor "B", teve o "melhor preço no final da planilha de cotação "campo total"
Gostaria de saber, como transfiro a relação de preços, tanto unitário quanto total por item, do fornecedor com melhor preço final, para outras células de igual tamanho?
Olá Carlos Eduardo. Eu sei com está sua planilha, mas pegue como base minha planilha de cotação de preços, veja como funcionam as fórmulas e aplique na sua, que dá certo.