Não importa, que qual época do ano nós estamos, o que devemos aprender é cortar gastos, controlar o orçamento de maneira, que as despesas não ultrapasse as nossas receitas, ou nosso salário. Fazer esse planejamento com planilhas de Excel é muito fácil.
Tudo Excel tem uma dica importante, para você começar agora mesmo, a fazer o controle dos seus gastos.
Você aprender a fazer uma planilha de controle de gastos, facilmente com nosso tutorial, ou pode baixar uma planilha prontinha e já começar utilizar.
Neste link: Fazer Planilha de Controle de Gastos
Você vai ler o passo a passo, para fazer sua planilha e começar a controlar e planejar seu orçamento.
Já a seguir, você pode escolher entre duas planilhas, que estão no site Guia de Compra e pode baixá-las para começar usar e controlar suas despesas e suas receitas, tanto pessoal, como familiar:
Você escolhe uma, ou as duas, caso queira fazer controles separados. De qualquer forma, não deixe de equilibrar seu orçamento e planilhas de Excel são a melhor forma, para fazer este controle
Índice
- Como Criar um Orçamento no Excel
- 1. Identifique suas metas financeiras
- 2. Determine o período que seu orçamento cobrirá
- 3. Calcule sua receita total
- 4. Comece a criar seu orçamento do Excel
- 5. Insira todas as transações em dinheiro, débito e cheque na planilha de orçamento
- 6. Insira todas as transações de crédito
- 7. Calcule as despesas totais de todas as fontes
- 8. Identificar áreas para redução de despesas
- 9. Faça uma comparação da receita com as despesas
- 10. Seja diligente com seu orçamento
- Como pensar na economia em três componentes?
Como Criar um Orçamento no Excel
Se você pode construir sua planilha de planejamento de custos, certamente já está no caminho certo.
Eu tenho uma planilha de orçamento para controlar minhas finanças. É claro que quem divide seus conhecimentos de Excel ou outras pessoas não poderia faltar com essa ideia.
Siga as etapas descritas abaixo para certificar-se de que está aprendendo como criar um orçamento no Excel que funcione para você.
1. Identifique suas metas financeiras
No meu caso, meu principal objetivo financeiro é garantir que aproveito minha aposentadoria e aumente meus rendimentos durante a vida. Para muitos de vocês, seus objetivos incluirão adiantamentos de casas, refinanciamento de empréstimos estudantis, faculdade para seus filhos e financiamento da aposentadoria. Eu me identifico, com boa parte disso também.
O que você deve fazer é identificar o seu modelo de dinheiro e de investimento e começar aplicar e fazer todo o controle em uma planilha. Os custos, os vencimentos, a poupança, etc. Tudo é importante fazer o controle!
2. Determine o período que seu orçamento cobrirá
Os períodos de tempo mais comuns para um orçamento incluem uma visão mensal ou anual. Se você fizer o orçamento para um mês, é fundamental lembrar-se de adicionar despesas que não paga todos os meses, pois você precisará reservar dinheiro em economias de curto prazo para ter o dinheiro quando essas despesas vencerem.
3. Calcule sua receita total
Descubra quanto de receita você vai ganhar durante o período de orçamento. Há pessoas que recebem semanalmente e é importante calcular de forma correta, se o periodo do orçamento a ser calculado for, por exemplo, mensal.
Existem muitas dúvidas quanto a receita total, mas ela deve ser composta de todo o dinheiro que entra no seu caixa, ou na sua conta, em um determinado período.
4. Comece a criar seu orçamento do Excel
Crie uma planilha de orçamento pessoal para controlar suas despesas. Considere usar o modelo de orçamento gratuito do Excel fornecido na lista de modelos que o Microsoft Excel exibe. No caso de você querer uma de nossas planilhas, poe acessar o link abaixo
5. Insira todas as transações em dinheiro, débito e cheque na planilha de orçamento
Insira todos os cheques, cartões de débito e transações em dinheiro de seu talão de cheques ou conta bancária online na planilha do Excel que você tem para planejar gastos e identifique os tipos de despesas.
É necessário se lembrar de tudo, para que não haja distorção no resultado final.
6. Insira todas as transações de crédito
Insira todas as transações de seus cartões de crédito na mesma planilha do Excel, identificando o tipo de despesa. Certifique-se de não contar duas vezes os pagamentos com cartão de crédito de seu talão de cheques com os detalhes das despesas de suas faturas de cartão de crédito.
7. Calcule as despesas totais de todas as fontes
Some todas as despesas por tipo de despesa. Esses totais indicam onde você gastou dinheiro e quanto gastou no total.
É nesta parte que planejar gastos com planilha de Excel pode fazer a diferença. Se você quiser pode fazer uma relação dos principais custos fixos em uma planilha à parte. Já os custos variados é importante adicionar uma observação, ou nomenclatura para se lembrar adiante.
8. Identificar áreas para redução de despesas
Faça uma primeira passagem na parte de despesa de seu orçamento, observando quanto você gastou e se alguma de suas despesas vai mudar.
9. Faça uma comparação da receita com as despesas
Compare seu orçamento de despesas com sua receita. Se suas despesas e metas de economia excederem sua receita, você precisa descobrir como obter mais receita (arranjar um segundo emprego ou, criar uma espécie de renda extra, com algum tipo de serviço) Ou cortar despesas. Neste ponto do processo, você desejará identificar se pode economizar mais em suas contas, sobre como distinguir necessidades e desejos são extremamente importantes.
10. Seja diligente com seu orçamento
Monitore suas despesas para se certificar de que não está gastando mais do que seu orçamento.
Eu preciso de um orçamento? Já estou economizando algum dinheiro. Se você trabalha há vários anos e é capaz de poupar dinheiro, talvez se pergunte por que precisa criar um orçamento.
A maior razão para fazer um orçamento nesta fase da sua vida é ter certeza de que está investindo dinheiro suficiente em alguma aplicação rentável.
Como pensar na economia em três componentes?
Poupança de emergência - dinheiro para cobrir suas despesas de subsistência se você ficar sem renda ou despesas de viagem em caso de morte ou emergência médica de um parente próximo. A maioria das pessoas recomenda que você destine três a seis meses de despesas básicas para suas economias de emergência.
É extremamente importante distinguir entre o que é uma emergência e o que não é. Por exemplo, um funeral é uma emergência; um casamento não é.
Se você quiser ir ao casamento de alguém, os custos já devem estar no seu orçamento ou vir de economias destinadas especificamente para o comparecimento a casamentos.
Poupança designada - dinheiro para financiar grandes compras que você deseja fazer no futuro. Pense em criar economias designadas como um orçamento ao longo de vários anos.
Por exemplo, você precisará substituir seu carro de vez em quando ou pode ter algumas férias do seu "sonho" que gostaria de tirar ou quer dar uma entrada em um condomínio vs. aluguel de apartamento ou para financiar seus filhos Educação.
A menos que você ganhe tanto dinheiro que possa ajustar o custo total desses itens no orçamento de um ano, você vai querer financiá-los ao longo de vários anos.
Poupança de longo prazo ou aposentadoria - dinheiro para permitir que você viva quando não estiver mais trabalhando e vivendo uma aposentadoria do milênio.
Ao criar um orçamento que inclui todos os três componentes de economia, você terá mais certeza de que poderá atender às despesas em caso de emergência e realizar seus sonhos. Os valores que você precisa incluir em seu orçamento para economias de emergência e designadas são bastante diretos.
Palavras finais
Não é bom gastar mais do que você ganha. Espero que estas dicas possam lhe ajudar de alguma forma a planejar gastos com sua planilha de controle de custos. Uma boa leitura de tudo que acontece em sua volta, é um bom começo para criar perspectivas de economia.